Peixinho bom na outra margem do Tejo
No Domingo de Páscoa costumamos comer cabrito ao almoço, faz parte da nossa tradição. Como este ano ficámos por Lisboa e queríamos almoçar fora não houve essa hipótese. Só conhecemos um restaurante perto que se come bom cabrito mas não enchia as medidas a todos. Decidimos então lançar uma exceção este ano e fomos comer um belo peixinho!
Há muuuuuuuitos anos (desde que me conheço na verdade) que vamos ao restaurante O Arrastão. Sempre que queremos peixe fresco e sempre delicioso apontamos para o outro lado do rio. Localiza-se em Alcochete bem juntinho ao rio e longe do centro, o que ajuda imenso no estacionamento. Os donos e os empregados são os mesmos há imensos anos.
Quando entramos no Arrastão salta logo à vista uma bancada recheada de peixe muito fresco onde está sempre o Sr. Gomes à espera de saber qual o peixe que os clientes pretendem, ainda antes de se sentarem na mesa. Um atendimento sempre simpático e personalizado que nos ajuda na escolha. De seguida somos então direcionados para uma mesa. O restaurante contém um sala principal ampla e ainda uma sala mais pequena. A decoração tem alguns apontamentos alusivos ao mar mas não é apelativa, embora não ponha em causa a qualidade do restaurante.
Embora seja um restaurante especialista em peixe, é impossível vir aqui sem comer a linguiça frita, que é sempre de chorar por mais, e as belas salsichas frescas grelhadas, cortadas ao meio com limão. Estas salsichas são únicas, nunca comi iguais em lado nenhum!
É verdade que a fome vai passando mas arranja-se sempre um espacinho para o peixe, ou para os moluscos marinhos no meu caso. Eu costumo pedir as lulas que vêm cortadas em rodelas regadas em azeite e vinagre com cebola e batata cozida. Quando é pedido peixe este vem acompanhado com batatas a murro (que eu não resisto e roubo sempre a alguém) e feijão verde. Para a sobremesa, caso ainda se consiga comer alguma coisa, é obrigatório pedir as farófias, são sempre muito boas.
Como veem, na minha família há algumas comidinhas que são essenciais pedir neste restaurante. Somos um bocadinho estranhos mas saímos sempre do Arrastão saciados (até demais) e principalmente bastante felizes.
O restaurante não é propriamente barato mas compensa na qualidade da comida. Encerra às segundas-feiras e ao domingo ao jantar.
Ao sair do Arrastão é possível dar uma voltinha pela praia junto ao parque de estacionamento ou ir até ao centro de Alcochete. Quem gosta de compras pode sempre passar pelo Freeport.
Um beijinho amarelo*